Tradição Javista - Tradição Eloísta - Tradição Sacerdotal (Babilônica)

Leia aqui:
(texto prévio - anterior)

Continuação - Gênesis da Bíblia: 
Tradição Javista, Tradição Eloísta & Tradição Sacerdotal (Babilônica)

QUAL FOI O AUTOR DO GÊNESIS? 
E QUANDO FOI ESCRITO? 
 O autor tradicional do Gênesis 
(assim, como de todo o Pentateuco) é Moisés. 

Contudo, hoje sabe-se que não tem um só autor sagrado, mas é fruto de várias tradições orais, populares e da recompilação de três fontes ou tradições: 
javista -  eloísta - sacerdotal

Estas são de diferentes épocas, que se juntaram mais tarde (por volta do séc. IV a.C.), possivelmente por Esdras. 

Essas correntes vivas de palavras, de imagens e de acontecimentos se convertiam em rios de recordações precisas e definitivas. 
Eram justamente as tradições que séculos máis tarde os estudiosos catalogarían convencionalmente con os térmos com que ellas  denominavam a Deus: 

tradición Yahvista (J: séculos X-IX a.C), assim chamada pelo uso frequente que nela se faz do sagrado e inefável tetragrama YHWH (Yahveh);Reino do Sul (Judá) Vivaz, pitoresca, representa Deus com traços antropomórficos. Deus é JAVÉ. A humanidade está marcada pelo pecado e pela fragilidade, mas também pela promessa divina. O congregador da fé e do povo é o Rei.

tradición Elohísta (E: siglo VIII a.C), del nombre común Elohim que el mundo oriental aplicaba a la divinidad.  Reino do Norte (Israel)
Evita o antropomorfismo; acentua o aspecto moral. Sublinha a fé testada até ao limite, o temor de Deus, os temas de eleição do povo de Israel e da aliança. O PROFETA é o congregador da fé e do povo. Deus é ELOIM. Diferenças de nomenclaturas (exemplo, chama Monte Horeb ao Sinai, etc.) 

A ella se añadió en el exilio de Babilonia (siglos VI-V a.C.) una nueva corriente, más técnica, más precisa y solemne, nacida en el ámbito de las escuelas teológicas: es la tradición Sacerdotal, señalada por los estudiosos con la sigla P (del alemán Priestercodex, «Código sacerdotal»). Sacerdotal Sacerdotal (P, do alemão priester, padre) VI (Regresso do Exílio) em Jerusalém Rigorosa, sublinha os traços distintivos do Judaísmo: o Sábado, a circuncisão, a Lei. Acentua a presença «gloriosa» de Deus (é «Espírito», cf. Gn 1,2). Contém códigos litúrgicos, processuais e genealogias. 

Nota: no Pentateuco há ainda outra tradição: a Deuteronomista, do séc. VII a.C.

Estos ríos literarios, con la diversidad de sus contribuciones, con sus tonos, sus planteamientos y su colorido (cuya existencia sospechó por vez primera el año 1753 el médico francés Jean Astruc) convergen en la desembocadura de un delta grandioso, nuestro Génesis, que fue redactado, al fin, en un volumen unitario y bien estructurado. 
=====================================

 '... a história sagrada começou... 
com o Gênesis 12, a saga  de Abraão, pois não existem referências às histórias extraordinárias dos primeiros onze capítulos.
'A conclusão óbvia é que estes capítulos foram acrescentados mais tarde, quando o Gênesis foi organizado na forma que hoje nos é familiar.' 


A idéia de que o Pentateuco emana de Moisés é incorreta. A maioria dos eruditos acredita que os primeiros cinco livros da Bíblia Sagrada são uma compilação de diferentes fontes. A essa teoria dá-se o nome de Teoria das Fontes ou Documentos-Fontes. 
Duas das mais importantes fontes que colaboraram na composição do Pentateuco são conhecidos como Documentos Javistas/Eloístas. Ambos podendo ser rastreados através dos nomes mais frequentes de Deus no Antigo Testamento: Javé (Jeová) e Elohim. 

É bem provável que a Torá tenha sido redigida ou unificada pelo sacerdote e escriba Esdras; chamado nas escrituras de 'secretário da lei de Deus do céu'. 

É da tradição Eloísta que emergem o capítulo um do livro do Gênesis, bem como o misterioso encontro entre Abraão e o sacerdote Melquisedeque. A edição feita por mãos sacerdotais deu ênfase ao documento Javista em detrimento do Eloísta, de raízes mais pagãs. O plural 'Elohim' tem como origem o singular El,  nome de uma divindade cananéia e também um dos títulos dados a Deus na Bíblia Sagrada.
Bem, de qualquer forma, estas fontes ou tradições existiram em forma oral por um período indeterminado. Ao lado de um outro documento antigo e, pasmem, bastante parecido com o Antigo Testamento: o Kojiki.

Kojiki  (Registro de Matérias Antigas) é o mais antigo e importante texto japonês. Nele, vemos a descrição da criação do mundo (tendo como centro o Arquipélago Japonês), a genealogia dos deuses, a posse do Primeiro Imperador (Sumeramikoto). É inspirado no Kojiki a figura que abre nossa postagem. Como no capítulo um do Gênesis, os deuses (Kamis; Izanagi e Izanami) pairam sobre o caos aquático primitivo e dão luz aos elementos da natureza. Desse casal divino, gerações mais tarde, nasceram os seres humanos. Macho e Fêmea; Sua Imagem e Semelhança.

Seria possível que as mesmas tradições orais deram origem a ambos: Kojiki e Pentateuco?

Ainda mais, seria possível que os Elohim bíblicos fossem os Kamis japoneses? 
Por isso as tradições relativas a estes foram tão reformuladas, abafadas, reescritas? 
Ao ponto de, como no caso de Melquisedeque, terem se tornado incompreensíveis? 

A teoria existe! 
E não sou eu apenas a defende-la ou sugeri-la... 

Texto Extraído do Blog 'Pensamentos do Rabino' 
http://pensamentosdorabino.blogspot.com.br/

http://neoxintoismo.blogspot.com.br/2013/12/japao-pais-divino.html
===============================================================

Sin, Hete e os chineses e mongolóides

Os filhos de Noé foram:
Sem, Cam (ou Cão) e Jafé.
Os filhos de Cam foram:
Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado; de acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé
Os filhos de Canaã:
Sidom e Hete.
Destes 2 filhos Hete (hititas ou heteus) e Sin (sinitas ou Sineus), são presumidos serem os progenitores da família Chinesa e Mongolóide
Os Hititas (Hatti ou Chatti) nos monumentos egípcios as pessoas hititas foram esculpidas como narizes bem à vista, lábios cheios, bochechas grandes, faces sem pêlos, variando a cor da pele do marrom para o amarelado e avermelhado, cabelo preto liso e olhos marrom-escuros. 
O termo Hitita em Cuneiforme (a primeira forma de escrita, inventada pelos Sumérios) aparece como Khittae representando desde então uma poderosa nação do Extremo Oriente conhecida como os Khitai, e tem sido preservada ao longo dos séculos no termo mais familiar, Catai. Os Catai foram Mongolóides, considerados uma parte da primeira família Chinesa. Há ligações entre os conhecidos Hititas e Catai, por exemplo, seus modos de se vestirem, seus sapatos com os dedos do pé à mostra, sua maneira de arrumar o cabelo em uma trança, e etc. Representações os mostram tendo possuído bochechas grandes, e craniologistas têm observado que eles tinham características comuns aosMongolóides
Sin, um irmão de Hete, tem muitas ocorrências em formas variantes no Extremo Oriente. Há um destaque significante concernente ao provável modo de origem da civilização chinesa. O lugar mais associado pelos próprios chineses para a origem de sua civilização é a capital de Shensi, a saber, Siang-fu (Pai Sin). Siang-fu aparece em registros assírios como Sianu. Hoje, Siang-fu pode ser traduzido, "Lugar para a Capital Ocidental da China”. Os Chineses têm uma tradição que seu primeiro rei, Fu-hi ou Fohi (Noé chinês), fez sua aparição nas Montanhas de Chin, foi rodeado por um arco-íris depois de o mundo ter sido coberto de água, e sacrificou animais a Deus (correspondendo ao registro de Gênesis). Sin foi da terceira geração de Noé, uma circunstância que poderia prover o intervalo de tempo certo para a formação antecipada da cultura Chinesa. 
Além disso, pessoas que vinham do Extremo Oriente para negociar foram chamadas de Sinæ (Sin) pelos CitasPtolemeu, um astrônomo grego, se referiu a China como a terra de Sinim ou Sinæ. Há uma referência a Sinim no Livro de Isaías 49:12, que nota que eles vieram "de longe," especificamente nem do norte e nem do ocidente. Os árabes chamaram a China de SinChinMahachin e Machin. O Sinæ foi referido a pessoas em partes remotas da Ásia. Para os Sinæ, a cidade mais importante foi Thinæ, um grande empório comercial na China ocidental. A cidade de Thinæ é agora conhecida como Thsin ou simplesmente Tin, e ela se encontra na província de Shensi. Grande parte da China foi dominada pelo Império Sino-Khitan (960-1126), e Pequim tornou-se a capital do sul. O Sinæ tornou-se independente na China ocidental, sua princesa reinou ali por alguns 650 anos antes deles finalmente dominarem toda a terra. 
No século III a.C., a dinastia de Tsin tornou-se suprema. A palavra Tsin chegou a significar purificado. Esta palavra foi assumida como um título pelos imperadores Manchu e acredita-se que tenha sido mudada para a forma Tchina. Dalí o termo foi trazido a Europa como China, provavelmente da dinastia Ch'in ou Qin (255-206 a.C.). A palavra grega para China é Kina (em latim é Sina). Desta forma, o chinês e as línguas vizinhas são parte da família Sino-Tibetana. Anos atrás, jornais americanos regularmente empregavam títulos com referência ao conflito entre chineses e japoneses em que o antigo nome reapareceu em sua forma original, a Guerra Sino-JaponesaSinologia refere-se ao estudo da história chinesa. 1 10
Com respeito ao povo de Catai da referência histórica, essa referência poderia ter sentido para supor que os remanescentes dos Hititas, depois da destruição de seu império, viajaram em direção ao leste e povoaram em conjunto com os Sinitas que eram seus parentes, contribuindo para a sua civilização, e dessa maneira tornando-se os antecessores dos grupos de pessoas asiáticas. Apesar disso, outros migraram na região e além, compondo as raças Mongolóides presentes na Ásia e nas Américas, nos dias atuais. A evidência fortemente sugere que os netos de CamHete (Hititas/Catai ) e Sin(Sinitas/China), são os antecessores dos povos Mongolóides.

VEJA MAIS AQUI:
http://www.mercaba.org/mediafire/ravasi,%20gianfranco%20-%20el%20libro%20del%20genesis%2001-11.pdf

==========================================================

Tags: Genealogia, Noé, Noah, Nuah, Nua Kuan, Fu Hsi, Fu Chi, Fu-Xi, Enky, Enlil, Cam, Sem, Jafet, Javé, Yaveh, Yaphet, Ya-Fé, BaGua, Ba Gua, Pa Qua, Pa Kua, Trigramas, Hexagramas,Tao, Lao Tsu, Lao Tse, Lao Tze, Lao Zi, Lau Chi, Mim ching, Livro das Gerações, Livro das Evoluções, Mudanças,
Outras:  livro das mudanças, livro das mutações, livro das transformações, hexagram, taoísmo, idade nova, clássico das mudanças, fu de chung, verdade interna, veracidade no centro, símbolo, zhouyi, yi que jing, keng do ek, jik que ging, daoism, simbólico, simbolismo, trigram, adivinhação, asain, chinês, porcelana, cultura chinesa, textos clássicos, cosmologia, filosofia, iching, linhas, retorno center, verdade, retorno da central, permanência focalizado, evite o erro na declaração, hexagram61, hexagram 61, hexagram sessenta e um, asiático, cultura asiática, Colar com Pendente Redondo

Google Analytics